APP-Sindicato pede interrupção do calendário escolar no Paraná

Em nota divulgada nesta segunda-feira (16), a direção estadual da entidade colocou a suspensão das atividades como uma das medidas preventivas para conter o avanço da pandemia; na região, aulas ocorrem normalmente

A cada dia que passa, os efeitos do novo coronavírus começam a ser sentidos na rotina dos paranaenses.

No ensino superior, por exemplo, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que tem campus em Guarapuava, determinou a suspensão das atividades letivas presenciais a partir desta segunda-feira (16). A medida terá duração de 14 dias, e busca planejar e atender as condições de prevenção ao Covid-19.

Já a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) determinou a suspensão das aulas até o dia 12 de abril, a partir da noite desta segunda. A decisão foi tomada em uma reunião da Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação do Coronavírus.

Os Conselhos Superiores da Unicentro deverão deliberar sobre as atividades essenciais da instituição e sobre os demais serviços administrativos, disse em nota.

Acompanhando a mobilização de outras instituições, a Faculdade Guarapuava também decidiu suspender as atividades presenciais em razão da pandemia.

Mas, a nível estadual, ainda é aguardada uma decisão em relação ao calendário escolar do Paraná. Em uma nota, a direção estadual da APP-Sindicato afirmou que já fez contato com o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, solicitando a suspensão das aulas.

No texto, a entidade sindical afirma que especialistas em saúde pública vêm apontando que a melhor alternativa é evitar a aglomeração de pessoas antes da disseminação massiva das contaminações.

Procurada pelo CORREIO, a presidente do diretório municipal da APP-Sindicato, Terezinha dos Santos Daiprai, afirmou que o pedido visa a interrupção das atividades em todo o Paraná. Por entendermos que é uma medida preventiva, enquanto os casos de contaminação ainda estão no início, disse.

PARANÁ

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anuncia nesta segunda-feira (16) medidas que serão adotadas pelo Estado para reforçar a prevenção contra a circulação do coronavírus no Paraná.

A manifestação será em entrevista coletiva, no Palácio Iguaçu, às 17h30.

REGIÃO

De acordo com Silvane Rickli Horst Schneider, secretária de Educação de Turvo, até o momento as atividades escolares estão ocorrendo normalmente no município.

Estamos sendo orientados pelo Núcleo Regional de Educação. Apenas estamos fazendo o trabalho de prevenção, afirmou ao CORREIO.

Do mesmo modo, no município de Candói, o calendário letivo segue sem interrupções, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura.

O último boletim da Secretaria de Saúde (Sesa), divulgado nesta segunda-feira (16), aponta que Guarapuava (1) e Turvo (1) têm casos suspeitos de coronavírus. Na “terra do lobo bravo”, outro caso já foi descartado.