Após chuva, temperatura deve chegar a 1º C com geada em Guarapuava

Passando a chuva nesta sexta-feira (22) e sábado (23), a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) é de frio mais intenso para a maior cidade do terceiro planalto paranaense, a partir de domingo (24)

Sofrendo com o forte período de estiagem no Estado, Guarapuava ganhou um alívio momentâneo nesta sexta-feira (22) com as chuvas. A água começou a cair nas primeiras horas da manhã e segue de maneira constante até a tarde.

Segundo o site do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a previsão era de precipitação acumulada na ordem de 43.1 mm – até o fechamento desta matéria, ainda não havia um número consolidado.

Se a previsão se confirmar, o sábado (23) também será de água na famosa “terra do lobo bravo”, mas com força menor: 0.6 mm no acumulado, conforme o Simepar. Aliás, a probabilidade da chuva é de 97%, com temperaturas entre 8º C (mínima) e 17º C (máxima).

A partir deste domingo (24), a estimativa do sistema é de queda drástica na temperatura com possibilidade de geada. Os termômetros devem marcar 4º C (mínima), não passando da marca de 15º C. Sem água.

Já na segunda-feira (25), mais frio: temperatura na casa de 1º C, com geada no horizonte. Esse painel deve persistir na terça (26) e quarta (27), com 3º C (mínima) para ambos os dias. Somente na próxima quinta-feira (28), o termômetro começa a subir, com previsão de 6º C (mínima).

PARANÁ
A mudança climática em Guarapuava é um reflexo da situação de todo o Estado. Segundo o Simepar, uma frente fria chegou nesta sexta-feira (22), provocando chuvas, rajadas de vento e descargas atmosféricas.

“Os eventos atingem grande parte dos municípios, sendo de intensidade moderada e constante, por isso já temos um elevado volume de chuva em muitas cidades. Destaque para as localidades que já superaram os 100 mm nas últimas horas”, avalia a meteorologista Ana Beatriz Porto da Silva, no site do Simepar.

Para sábado (23), o tempo ainda fica instável em parte do Paraná. Na madrugada a chuva ocorre entre o leste (litoral e RMC) e o norte pioneiro, ainda em função do avanço da frente fria.

A presença de um sistema de baixa pressão na costa gaúcha favorece a ocorrência de chuviscos/chuvas fracas nos setores mais ao sul do Estado. As temperaturas ficam amenas, e a partir da noite volta a esfriar na maioria das regiões paranaenses.

GEADA
O serviço Alerta Geada informa que, no domingo (24), o frio começa a evoluir sobre o Paraná, mas ainda tem muita nebulosidade e chuvisco e dificulta a formação de geada.

Mas, na segunda-feira (25), as temperaturas ficam compatíveis com geada no Centro-Sul do estado.