Última edição de 2020 do jornal Cândido dá destaque ao processo de criação das capas de livros

Confira esta nota sobre o jornal Cândido e outras relacionadas ao universo da cultura pop (quadrinhos e música)

O prestigiado jornal Cândido fecha o ano de 2020 com uma edição dedicada ao processo de criação das capas de livros. Essa publicação é editada pela Biblioteca Pública do Paraná (BPP).

Em uma reportagem assinada pelo jornalista Rodrigo Casarin, artistas gráficos e pesquisadores comentam a importância crucial da capa para a concepção e a carreira comercial de uma obra – além de indicar trabalhos que consideram especiais dentro desse universo. As informações são da ANPr.

Mais
O Cândido 113 também traz transcrições de duas lives, com Eliane Brum e Laurentino Gomes, transmitidas durante a 4ª Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná (Flibi), realizada no início do mês. E textos dos primeiros colocados nas quatro categorias do Prêmio Biblioteca Digital, promovido pela BPP: Mariana Basílio (poesia), Guido Viaro (romance), Leonardo Gomes Nogueira (conto) e Alécio Donizete (infantil).

Circulação
Em razão do fechamento temporário da Biblioteca Pública do Paraná (que segue a orientação do Governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus), a distribuição de exemplares impressos do Cândido está suspensa até o retorno das atividades da instituição. O jornal pode ser lido gratuitamente em seu novo site (www.bpp.pr.gov.br/Candido).

Beatles
Um novo filme sobre o processo de gravação de “Let it Be”, último disco lançado dos Beatles, teve um trecho divulgado esta semana. Peter Jackson, diretor de “O Senhor dos Anéis” e que está por trás do projeto, compartilhou cerca de 5 minutos de imagens inéditas do Fab Four em estúdio.

Lançamento
“Get Back”, o filme, tem previsão de lançamento para agosto de 2021. Jackson trabalhou no documentário com os integrantes remanescentes, McCartney e Starr, e também com as viúvas de Lennon e Harrison.

Quadrinhos
O editor Sidney Gusman anunciou em suas redes sociais o nome do primeiro volume do selo Graphic MSP para 2021. “Agora, revelaremos três meses antes do lançamento o título das Graphics MSP. Assim, todo mundo já vai tratando essas belezuras pelo nome”, disse.

Assim, a primeira graphic novel do ano que vem é “Chico Bento – Verdade”, uma produção do artista Orlandeli. A previsão, segundo Sidão, é de chegar às bancas e livrarias (físicas e virtuais) em março, nas versões capa dura e cartonada, pela Panini Comics Brasil.

Logo abaixo, a imagem utilizada como teaser de divulgação. A capa oficial será revelada só em fevereiro.

Teaser de divulgação da próxima Graphic MSP, a ser lançada em 2021 (Foto: Divulgação)

Enredo
“Nesta 30ª Graphic MSP, Chico Bento e sua família recebem a visita de um amargurado homem da cidade. E o menino caipira viverá uma grande aventura ao lado dele. Em sua segunda releitura do clássico personagem de Mauricio de Sousa (a primeira foi a emocionante ‘Arvorada’), Orlandeli cria uma história repleta de ação, humor, mistérios, discordâncias, ensinamentos e… Verdade”, afirmou Sidão.

Selo
Vale lembrar que o selo Graphic MSP publica, desde 2012, material autoral feito a partir dos personagens clássicos do universo de Mauricio de Sousa. Pela série, já passaram releituras da Turma da Mônica, Piteco, Penadinho, Astronauta, Bidu, Louco, Tina, Capitão Feio etc.

O mais recente é “Jeremias – Alma”, de Rafael Calça e Jefferson Costa.

Deixe um comentário