Podcast Confins do Universo lança especial sobre Jack Kirby

O Confins é um podcast bacana sobre o universo dos quadrinhos; confira esta e outras notas sobre o novo lançamento da editora Veneta

O podcast de quadrinhos Confins do Universo abre a temporada de 2021 com um episódio dedicado a Jack “The King” Kirby, uma das lendas da Nona Arte. Apresentado por Sidney Gusman, o Sidão, esse especial do Confins conta com a presença de Samir Naliato, Sérgio Codespoti, Marcelo Naranjo (todos do portal Universo HQ) e os convidados especiais Daniel Lopes (editor da Pipoca & Nanquim) e Mário Miguel de Freitas (editor da portuguesa Kingpin Books).

Kirby
Conhecido como The King, Jack Kirby (1917-1994) é considerado um dos maiores nomes dos quadrinhos norte-americanos e referência no traço quadrinístico, tendo participado da fase embrionária da Marvel Comics, quando surgiram personagens como Quarteto Fantástico, Hulk, Homem de Ferro, Homem-Aranha etc., nos anos de 1960. Naquela época, Kirby (desenhos) formou dupla famosa com o roteirista Stan Lee (1922-2018).

Carreira
Para a DC Comics, Kirby apresentou os Novos Deuses e o vilão Darkseid, além de Etrigan, Desafiadores do Desconhecido, Kamandi, Legião Jovem e outros. “E ele não trabalhou apenas com super-heróis. Fã de ficção científica, produziu quadrinhos deste gênero e também de guerra e até de romance, todos grandes sucessos. Fez a tira ‘Sky Masters’, um sonho pessoal, e participou de todos os grandes momentos e reviravoltas do mercado norte-americano”, diz o Universo HQ.

Acesso
O podcast Confins do Universo, um dos mais bacanas sobre o mundo dos quadrinhos, está disponível gratuitamente nos principais tocadores de streaming (Spotify, Deezer etc.) ou no Universo HQ (http://universohq.com/). Aliás, vale a pena conhecer os programas anteriores e o próprio portal, no ar há desde o ano de 2000.

Livro
A propósito, estão disponíveis no Brasil publicações em português sobre a vida e a obra de Jack Kirby. A coluna já leu e recomenda o livro “Jack Kirby: O Criador de Deuses”, do especialista Roberto Guedes. O material é uma biografia bem escrita e lançada pela editora independente Noir. Pode ser comprada diretamente em seu site (https://editoranoir.com/o-criador-de-deuses), a R$ 49,90 (frete grátis para todo o brasil).

Quadrinhos
Já que o assunto é quadrinhos, a editora Veneta lança em janeiro deste ano o volume “A guerra do deserto”, de Enrique Breccia. Aliás, está em pré-venda na internet (https://veneta.com.br/produto/pre-venda-guerra-do-deserto/). Este livro representa um dos pontos culminantes do quadrinho argentino, reunindo narrativas sobre um momento definidor da alma de seu país. O momento em que surge Martín Fierro, o herói nacional, e acontece a guerra de extermínio contra a população indígena que fez da Argentina um país “branco”.

Entenda
Criado durante os tumultuosos anos de 1970, que desembocaram em uma das mais ferozes ditaduras do nosso continente, “A guerra do deserto” é um mergulho na Argentina do século 19, quando o governo empreendeu uma cruzada contra populações indígenas a fim de liberar terras para o pasto – a exportação de carne já se tornava uma importante atividade econômica no país.

Publicação
Publicadas originalmente na revista de quadrinhos italiana Linus, as histórias reunidas neste livro de Enrique Brecchia abordam os embates entre gaúchos e indígenas na disputa pelos pampas argentinos, mas retratam também dramas humanos no México de Emiliano Zapata, no início do século 20, e a luta do povo argelino contra a colonização francesa, nos anos 1950. Momentos de luta contra a opressão e o colonialismo. Então aqui, a negritude do nanquim vem como um grito ou um soco, e o branco é de machucar os olhos.

Autor
Nascido em Buenos Aires, em 1945, Enrique Breccia começou sua carreira nos quadrinhos em 1960. Colaborou com seu pai, o quadrinista Alberto Breccia, e Hector Oesterheld, em “Che – os últimos dias de um herói nacional”, biografia em quadrinhos do revolucionário argentino. Enrique é autor, com Carlos Trillo, da série “Alvar Mayor” e publicou histórias nas revistas Linus, italiana, e Fierro, argentina, além de ter trabalhado para Marvel e DC Comics. Atualmente vive na Itália.

error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.