Documentário mergulha nas capas do jornal Meia Hora

Dirigido por Angelo Defanti, “Meia Hora e as Manchetes que Viram Manchete” está no catálogo da NetMovies, serviço com acesso gratuito no streaming. Confira esta e outras notas do universo pop

Dica de filme. Na verdade, é um documentário: “Meia Hora e as Manchetes que Viram Manchete” (2015), com direção de Angelo Defanti. Não é lançamento recente, mas vale uma espiada.

Trata-se de um material audiovisual que mergulha nas famosas capas do jornal carioca Meia Hora. A “primeira página” desse diário se tornou famosa pelas abordagens inusitadas e bem-humoradas, rompendo as fronteiras do Rio de Janeiro (graças a repercussão nas redes sociais). Quem não se lembra daquela capa com o então jogador Adriano (O Imperador) indo para a “Copa”; ou de quando o vocalista Chorão morreu e “trocou” Charlie Brown Jr. por Sepultura?

O documentário mostra como funciona essa construção de notícias a partir do olhar dos editores da publicação.

NetMovies
O filme “Meia Hora e as Manchetes que Viram Manchete” pode ser acessado gratuitamente pelo NetMovies. Desde outubro de 2020, esse serviço de streaming liberou todo o seu catálogo, que pode ser visto no YouTube, na telinha do celular, em parte das smartvs ou site (https://www.netmovies.com.br/home).

Catálogo
Aliás, o NetMovies tem um catálogo com boa diversidade de filmes, divididos por categoria (Ação, Terror, Bang Bang, Documentários etc.). Vale a pena uma conferida. E o melhor: é de graça. O serviço funciona como uma boa alternativa para quem não pode ou não querer pagar pela assinatura de uma Netflix ou Amazon da vida.

Livro
A editora paranaense Estronho prepara o lançamento de um novo livro: “O Found Footage de Horror”, do professor Rodrigo Carreiro. Segundo informações, tal obra propõe uma radiografia completa do fenômeno do found footage de horror, incluindo um panorama histórico, uma discussão sobre gênero e estilo, e análises minuciosas de filmes importantes como “A Bruxa de Blair” e “[Rec]”.

Publicação nas redes sociais da editora Estronho alerta para o lançamento futuro (Foto: Divulgação)

Entenda
Nas redes sociais, a Estronho explica que os filmes de found footage de horror são produções de curta, média e longa-metragem que combinam forma documental e conteúdo ficcional. Em outras palavras, os found footage de horror são filmes organizados a partir de falsos registros caseiros de natureza violenta e/ou sobrenatural. “A estilística documental utilizada nesses filmes valoriza certa imperfeição formal, de modo a gerar no espectador a ilusão (muitas vezes consentida) de que cada um deles constitui um documento histórico – um registro não encenado de um pedaço de realidade”.

Deixe um comentário