Com curadoria da Dirc/Unicentro, ‘Sentir’ é nova exposição online

A exposição “Sentir” teve início no Facebook e no Instagram na última segunda-feira (26 abril) e pode ser conferida ao longo de um mês; confira esta e outras notas sobre cultura e entretenimento

A Diretoria de Cultura (Dirc) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promove nova exposição online. Nesta semana, teve início a mostra “Sentir”, que reúne ilustrações em aquarela da artista e aluna da Unicentro Eva Géssica.

“Significa muito para mim ter esse espaço dedicado a expor essas artes que eu tenho produzido como uma forma de externalizar meus sentimentos, as minhas dores, as minhas emoções. Se as pessoas conseguirem sentir um quarto de tudo que eu senti produzindo cada ilustração vai ser muito satisfatório. Também é uma oportunidade de que mais pessoas conheçam o meu trabalho e tenham um olhar diferente para os artistas locais, o que é muito necessário”, conta a ilustradora, via assessoria. Ela está expondo seus trabalhos pela primeira vez.

A exposição “Sentir” teve início no Facebook e no Instagram na última segunda-feira (26 abril) e pode ser conferida ao longo de um mês. “Duas vezes por semana nós colocaremos novas obras e ela ficará disponível até o dia 26 de maio para visitação do público”, convida a diretora de Cultura da Unicentro, professora Níncia Teixeira.

Exposição
O Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, em Guarapuava, está aberto de modo online e interativo com a exposição “Resgate: Acervo municipal de arte”. O projeto tem como principal objetivo apresentar a história do cenário das artes visuais em Guarapuava e levar ao conhecimento do público os episódios que contribuíram para a construção do acervo local. Para visitar a exposição e realizar um tour com experiência virtual 360°, basta acessar o link: https://tour360.meupasseiovirtual.com/…/tourvirtual/

Livro
A editora paranaense Estrada de Papel está com novo livro em pré-venda: “O voo da ema – produção literária em Brusque e região (1860-2020)”, de Saulo Adami e Jeanine Wandratsch Adami. “Centenas de pessoas que produziram (e efetivamente publicaram) literatura em Botuverá, Brusque, Canelinha, Gaspar, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento, Presidente Nereu, São João Batista, Tijucas e Vidal Ramos têm seus nomes e obras” nessa material. Para adquirir, entre em contato pelo e-mail [email protected]. Cada exemplar custa R$ 40 + despesas postais de envio.

Novo livro da Estrada de Papel (Foto: Reprodução)

Curta-metragem
O curta-metragem guarapuavano “Isolation”, de Clerio Back, está na mostra competitiva no júri popular do REC FESTIVAL – Festival de Roteiro e Escrita Criativa. Para votar, acesse a página CLICANDO AQUI. Lançado em 2020, o premiado “Isolation” tem direção, produção, roteiro e fotografia de Clerio Back; elenco: Richard Matheus; produtora Núcleo Video. Back também é músico e professor universitário em Guarapuava.

Festival
Patrocinado pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc. O REC FESTIVAL é uma iniciativa que tem como objetivo o estímulo a pesquisa de linguagem narrativa, a escrita criativa de novos roteiristas, a difusão da produção de novos realizadores e visa contribuir para a recuperação e desenvolvimento da indústria criativa nacional. Promovendo a formação através de oficinas livres, mostra competitiva de curta-metragem com júri popular e concurso de roteiro também de curta-metragem que contam com premiação em dinheiro.

Dança
Nesta quinta-feira (29 abril), comemora-se o Dia Internacional da Dança. A Unesco escolheu esse dia por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), que ultrapassou os princípios gerais norteadores da dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade à dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos.

Deixe um comentário