Banda guarapuavana Solpoente lança o single ‘Momentos’

Com Mateus Coutinho (vocal), Rafael Freire (vocal e violão), Thiago Orzechowski (guitarra), Jefferson Mazzariello (baixo) e Guilherme Ferreira (bateria) na formação atual, a Solpoente está há pouco mais de dois anos na estrada; confira esta e outras notas sobre cultura e entretenimento

A banda guarapuavana Solpoente está com um novo single recém-saído do forno: “Momentos” (composição de Rafael Freire). A faixa já está disponível no YouTube e nas plataformas digitais. Clica AQUI.

“Como pôr do sol em seus ouvidos, assim nasceu a Solpoente. Aprendemos a andar, estudamos, evoluímos e tivemos a ajuda de muitos neste processo de crescimento que nunca acabará. Foram 8 meses, do início de pré-produção até este Momento, em que encontramos o resultado esperado”, diz a banda, por meio de seu perfil oficial.

Em conversa com a coluna, o guitarrista Thiago Orzechowski explica que a canção foi produzida sob a batuta de Alessandro Küster, o Alê Panda – que dirigiu, gravou, mixou e masterizou -, em parceria com Anderson Sávio Ferreira, o Barbudo. “Nós gravamos três [faixas] e estamos lançando aos poucos”, explica Thiago, acrescentando que o planejamento é o compartilhamento no formato de singles.

Com Mateus Coutinho (vocal), Rafael Freire (vocal, violão e guitarra), Thiago Orzechowski (guitarra), Jefferson Mazzariello (baixo) e Guilherme Ferreira (bateria) na formação atual, a Solpoente está há pouco mais de dois anos na estrada.

Arte da capa é de Cristhian Lucas (Foto: Reprodução)

Mulheres
Pesquisa realizada pela União Brasileira de Compositores (UBC) junto a compositoras, intérpretes, musicistas, produtoras fonográficas e técnicas, não necessariamente associadas à entidade, e respondida por 252 profissionais do setor do sexo feminino, constatou que 79% das mulheres na música já sofreram discriminação de gênero e 53% jamais receberam valores de direitos autorais, porque não tinham músicas tocando em algum lugar ou não eram associadas à UBC.

Aspas
“O sistema patriarcal e machista que ainda vigora no país está presente nos depoimentos de várias mulheres que participaram da sondagem e comprova o que o relatório anual Por Elas Que Fazem a Música, lançado pela UBC em março passado, já atestava”, disse a coordenadora de Novos Negócios da UBC, Vanessa Schütt.

Finalidade
O relatório da UBC tinha por finalidade medir a participação feminina entre os associados e revelou, por exemplo, que do total de associados da UBC, só 15% são mulheres, e dentro dos 100 maiores arrecadadores, só 9% são do sexo feminino.

Rádio
O programa O Homem e a Terra, produzido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR Paraná), completou 45 anos na segunda-feira (10). São mais de quatro décadas de transmissão ininterrupta para todo o Estado, acompanhando a família rural. O programa é produzido pela equipe de comunicação do IDR-Paraná e transmitido, de segunda a sexta-feira, por 115 emissoras.

Programa de rádio do IDR-Paraná completou 45 anos (Foto: IRD)

Rádio 2
Um dos criadores do programa, Josué Gomes Pinheiro, lembra que, desde o início, o objetivo foi transmitir mensagens curtas, em tom de uma boa conversa, com a intenção de motivar o agricultor a se interessar por um assunto e buscar mais informações com um extensionista.

error: