MEC autoriza oferta do curso de Medicina na UniGuairacá Centro Universitário

Na última segunda-feira (7), o Ministério da Educação (MEC), publicou a portaria SERES/MEC Nº 225, que autoriza a oferta do curso superior de graduação em Medicina na UniGuairacá Centro Universitário. Ao todo, serão ofertadas 49 vagas com ingresso semestral. “A autorização desse curso veio coroar todo um trabalho nosso na área da saúde. A instituição começou com os cursos de saúde, por meio da Educação Física, em 2005, ou seja, há 20 anos atuando nessa área. Logo em seguida, tivemos a autorização dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Odontologia e Biomedicina e nos transformamos em um Centro Universitário”, compartilha o reitor da UniGuairacá, prof. Ms. Juarez Matias Soares.

A UniGuairacá é reconhecida pelo governo, pela sociedade e pelos cidadãos, como referência em termos da qualidade e excelência de seus serviços de ensino, pesquisa e extensão, formando profissionais comprometidos com a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento político-cultural e socioeconômico. E com o curso de Medicina, não seria diferente. Segundo o pró-reitor acadêmico e de planejamento, professor Evilásio Gentil, o curso destaca-se pela formação integral do profissional, com ênfase na relação médico-paciente, na atuação interprofissional e no domínio das competências em gestão e educação em saúde.

A autorização da oferta deste curso veio como um presente nos 20 anos da instituição. Com uma ampla estrutura especializada e prestígio nos cursos de saúde, a intenção é continuar inovando e formando grandes profissionais. “A área da saúde foi uma área que se consolidou internamente na nossa instituição. Nós temos até o Mestrado em Promoção da Saúde, que já está no seu quinto ano de atuação e formando vários mestres. Então, o curso de Medicina foi planejado e gestado e esse foi o nosso presente de 20 anos: a portaria 225 que nos autoriza funcionar com esse curso”, comenta o professor Soares.

Os futuros estudantes terão acesso a uma infraestrutura completa, com laboratórios modernos, desde Anatomia até Simulação Realística, que estimulam o raciocínio clínico e a tomada de decisão. Além disso, as práticas são integradas à Policlínica Guairacá, que realiza mais de 25 mil atendimentos pelo SUS anualmente. “O curso de Medicina atuará em parceria com os 20 municípios da 5ª Regional de Saúde do Paraná e 9 municípios da 4ª Regional, além de hospitais e serviços de saúde de toda a região, fortalecendo a rede de apoio e garantindo uma formação prática e comprometida com o SUS. Tudo isso assegura uma formação de qualidade, com recursos que refletem os avanços da ciência médica e da educação em saúde”, ressalta o pró-reitor, Evilásio Gentil.

A criação do curso de Medicina é fruto de um sonho antigo e do compromisso da UniGuairacá com a formação interprofissional e o desenvolvimento regional. Já consolidada na oferta de cursos como Enfermagem, Biomedicina, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia, a instituição entendeu que o ingresso da Medicina completaria o ecossistema de formação em saúde, favorecendo o aprendizado compartilhado e a prática colaborativa. O curso nasceu para potencializar a integração entre teoria e prática, ampliar a assistência à comunidade e reforçar o papel da instituição como agente transformador social.

A expectativa para o curso é alta, tanto pela demanda regional quanto pelo reconhecimento da UniGuairacá na formação de profissionais da saúde. O edital para ingresso da primeira turma será lançado em breve, com início previsto para o segundo semestre de 2025.