Prefeitura de Guarapuava conclui 76% das obras de construção da nova ponte do Guabiroba
Construída com recursos próprios do município, a nova ponte contará com trinta metros de comprimento, mais de oito metros de largura e cinco metros de altura, promovendo uma infraestrutura com mais segurança e mobilidade para os moradores da região
De acordo com a Secretaria de Obras do Município de Guarapuava, até o momento, foram executados 76% dos trabalhos na ponte da localidade do Guabiroba. A obra, que é realizada com recursos próprio da Prefeitura, teve início no fim de 2023, quando fortes chuvas atingiram o local, danificando a ponte existente.
“A nova ponte fará toda a diferença para a mobilidade e desenvolvimento dos moradores do Guabiroba. As chuvas causaram prejuízos para a região, então, prontamente buscamos uma solução. Por meio de recursos municipais, a nova ponte de concreto está sendo construída e logo estará concluída, garantindo a segurança de todos os moradores”, salientou o prefeito Celso Góes.
“A ponte de concreto era um pedido de toda a comunidade do Guabiroba há 30 anos. Com as chuvas de outubro de 2023, a ponte foi levada pela correnteza forte do rio, impedindo a passagem dos moradores. Imediatamente, o prefeito autorizou a construção de uma ponte de concreto”, ressaltou a secretária Municipal de Obras, Jacqueline Satiko Tsui.
Construída com recursos próprios do Município, a nova ponte contará com trinta metros de comprimento, mais de oito metros de largura e cinco metros de altura, promovendo uma infraestrutura com mais segurança e mobilidade para os moradores da região.
A altura aumentada e a estrutura de concreto robusta garantem maior resistência a eventuais enchentes, proporcionando tranquilidade à população. Além disso, a conclusão da obra trará melhorias para todo o processo de agricultura familiar do local.
“A Secretaria de Obras atuou realizando o desvio e o início das obras, com levantamento da estrada para que a ponte fique bem mais alta em relação à passagem do rio. Apesar das chuvas que enfrentamos nos últimos meses, já estamos com 76% da obra concluída. Esta será uma ponte para durar por 100 anos, no mínimo”, concluiu Jacqueline.
No momento, os trabalhos estão no estágio de aterramento da primeira cabeceira para que, então, as vigas sejam içadas. Após este processo, a segunda cabeceira passará pelas mesmas etapas. Além disso, a estrada está sendo levantada, permitindo o encaixe correto com a ponte.
A obra deve ser entregue em cerca de 50 dias, reiterando que, para sua conclusão, há a dependência das condições do tempo.